Alguns Truques Para Controlar o Enjoo ao Viajar

Segundo especialistas, pessoas que sofrem de cinetose não conseguem adaptar os órgãos responsáveis pelo equilíbrio (como o labirinto, que fica na orelha interna) a esta situação, o que causa mal estar. Alguns alimentos, no entanto, evitam ou aliviam as crises e contar com eles pode ser a diferença entre uma viagem insuportável ou um trajeto como outro qualquer. Veja quais são as sugestões dos especialistas:

Maçã
Alimentos ricos em fibras, como a maçã, ajudam a limpar o organismo de substâncias químicas que favorecem a náusea. “Além disso, ela é um alimento que não é totalmente aproveitado pelo organismo, o que facilita sua digestão”, afirma o nutrólogo Fernando Bahdur Chueire, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
A melhor maneira de consumir a fruta é in natura.

Biscoito água e sal
O amido, presente no biscoito água e sal, ajuda a absorver ácidos estomacais e acabar com a sensação de enjoo. Ele também está presente em pães e torradas, mas, neste caso, prefira as versões integrais, que ainda contêm fibras.

Água
Dar pequenos goles de água ao longo do dia ajuda a manter o corpo hidratado, o que evita dores de cabeça que costumam acompanhar o enjoo. Mas nutricionistas recomenda evitar a ingestão excessiva, especialmente durante refeições. Beber demais enquanto se come atrapalha a digestão, o que pode causar náuseas.

Isotônicos
Isotônicos ou bebidas esportivas não são indicadas apenas para atletas. Repor nutrientes como potássio e sódio também pode ajudar quem sofre de enjoos. Nutricionistas recomenda apenas que a ingestão seja feita gradativamente. Grandes quantidades de líquido distendem o estômago, que é um músculo, o que estimula
náuseas.

Banana
Quem sofre de enjoos ainda pode apresentar deficiência de potássio. Ela é rara, mas pode acontecer e, neste caso, a banana é um alimento recomendado para a reposição desse nutriente. A deficiência de potássio pode causar fadiga, fraqueza, cãibras e paralisia intestinal e essa baixa movimentação pode gerar desconforto abdominal.

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